SERVIÇOS






IMÓVEIS URBANOS

É a determinação técnica do valor qualitativo ou monetária de um bem, de um direito ou de um empreendimento, requer o conhecimento das metodologias avaliatórias, das características mercadológicas do local e dos objetivos pretendidos para a avaliação.

» O laudo deve atender as normas técnicas preconizadas, indicando todas as características, cálculos e fundamentos que justifiquem o valor apurado para o bem avaliado.

» As grandes empresas de avaliações e perícias possuem profissionais com larga experiência na avaliação de imóveis, e contém banco de dados próprios.



Dentre os diversos tipos de imóveis urbanos existentes, podemos citar: terrenos, glebas, casas, apartamentos, galpões, lojas e seus pontos comerciais, edifícios comerciais e residenciais, prédios industriais e outros. Nestes imóveis poderão estar funcionando atividades tais como: supermercados, agências bancárias, restaurantes, postos de gasolina, estacionamentos, farmácias, escolas, universidades, shopping centers, entre outros. 



IMÓVEIS RURAIS

Dentre os vários tipos de imóveis rurais podemos citar:
Fazendas: com culturas permanentes, para culturas sazonais, para pecuária, para piscicultura, com granjas, com floresta para fins industriais, com salinas, hotéis fazenda, bens semoventes;

Sítios e Chácaras: recreio, produtos especiais, turismo, pesque e pague;
Florestamentos e reflorestamentos envolvendo todas as espécies nativas e exóticas;
Inventários florestais;

Cálculos dendométricos;

Levantamento topográfico da mata para atender as exigências da legislação de percentual de área de mata nativa (este percentual varia por região). 



COMPLEXOS INDUSTRIAIS

Indústrias automobilísticas, químicas, bioquímicas, petroquímicas, mineração, siderúrgicas, metalúrgicas, têxteis, mecânicas, papel e celulose, armamentos e alimentos. 



MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

Todos os tipos de máquinas operatrizes, guindastes, prensas, motores, equipamentos especiais, aparelhos de laboratório, instalações industriais, veículos, implementos agrícolas, móveis, utensílios, ferramentas e embarcações. 



ATIVOS INTANGÍVEIS

Tecnologia, capital intelectual, fundo de comércio e marca. Estes serviços são muito úteis para ajustar o patrimônio líquido das empresas e identificar sua real dimensão de valor econômico.


ECONÔMICA DE EMPRESAS

Determina o valor econômico de empresas que pode ser utilizado nas áreas de compra, venda, fusão, cisão e incorporação. Este serviço é utilizado também na negociação com investidores estrangeiros. 


GESTÃO DE ATIVOS FÍSICOS

Além de uma avaliação é também a assistência e treinamento de recursos humanos na implantação de pacotes de programas de software para administração de ativos fixos.


DETERMINAÇÃO DE VALORES DE MERCADO E/OU FUNDO DE COMÉRCIO (GOODWILL) E PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Nas operações de compra, venda, fusão ou incorporação, aumento de capital, garantia, etc., é indispensável o conhecimento prévio do real valor dos bens tangíveis e intangíveis envolvidos na transação.

CONTROLE PATRIMONIAL

» É um trabalho que visa deixar o ativo imobilizado saneado e controlado, o que além de trazer vantagens fiscais, proporciona segurança para o empresário, uma vez que esse passa a saber exatamente o que sua empresa possui passando a ter melhores opções de como dispor seus investimentos, o imobilizado ocioso é um grande inimigo em qualquer época, a empresa contratada identifica e/ou ajuda a evitá-lo. Os serviços de assessoria em controle patrimonial compreendem:

  • Implantação de normas e procedimentos
  • Levantamento contábil
  • Levantamento físico
  • Emplaquetamento com código de barras
  • Conciliação físico/contábil
  • Saneamento fiscal
  • Sistematização e manutenção
  • Treinamento em administração patrimonial


  • Visa deixar o ativo imobilizado saneado e controlado, o que além de trazer vantagens fiscais, proporciona segurança para o empresário, uma vez que esse passa a saber exatamente o que sua empresa possui passando a ter melhores opções de como dispor seus investimentos, o imobilizado ocioso é um grande inimigo em qualquer época, a empresa contratada identifica e/ou ajuda a evitá-lo.


    » É a determinação técnica do valor qualitativo ou monetária de um bem, de um direito ou de um empreendimento, requer o conhecimento das metodologias avaliatórias, das características mercadológicas do local e dos objetivos pretendidos para a avaliação.

    » O laudo deve atender as normas técnicas preconizadas, indicando todas as características, cálculos e fundamentos que justifiquem o valor apurado para o bem avaliado.

    » As grandes empresas de avaliações e perícias possuem profissionais com larga experiência na avaliação.



    A Consultoria pode ser definida como uma determinação técnica do valor qualitativo ou monetária de um bem, de um direito ou de um empreendimento, requer o conhecimento das metodologias avaliatórias, das características mercadológicas do local e dos objetivos pretendidos para a avaliação.
    As principais consultorias que fazemos são as seguintes:

    FISCALIZAÇÃO TÉCNICA DE OBRAS (QUALIDADE E DURABILIDADE DAS OBRAS E REFORMAS)


    É o trabalho executado a um custo pequeno, comparativamente ao benefício gerado ao assegurar o atendimento das exigências contratuais e normativas fruto da visão crítica do profissional especialista, impõe qualidade e durabilidade desejadas aos serviços prestados por empreiteiros e instaladores.

    Esta consultoria é voltada para síndicos e gerentes patrimoniais onde o trabalho executada a um custo pequeno, comparativamente ao benefício gerado ao assegurar o atendimento das exigências contratuais e normativas fruto da visão crítica do profissional especialista, impõe qualidade e durabilidade desejadas aos serviços prestados por empreiteiros e instaladores.



    LAUDO TÉNICO DE VISTORIA (SAÚDE DA EDIFICAÇÃO E GARANTIAS DE CONSTRUTOR)


    É feito para averiguar as condições físicas da edificação, servindo também como instrumento de apuração das responsabilidades e garantias da construção nos primeiros cinco anos de uso do imóvel, investiga e analisa as anomalias construtivas existentes, bem como avalia questões diversas envolvendo direitos do consumidor, a exemplo das verificações dos espaços nas garagens, das confrontações entre as área edificada e escriturada, assim como do cumprimento aos memoriais descritivos.

    LAUDO DE VISTORIA IMOBILIÁRIA (RESGUARDO EM DECORRÊNCIA DE CONSTRUÇÕES VIZINHAS)


    » É o trabalho que resguarda o patrimônio contra acidentes gerados pelas futuras construções vizinhas e previamente documentar o estado de edificação, facilitando ao próprio condomínio inspecionar todos os sistemas construtivos após a conclusão das obras vizinhas e assim favorecer a detecção de respingos de tintas até danos estruturais, além de precisar a avaliação dos prejuízos eventualmente sofridos.

    É o trabalho que resguarda o patrimônio contra acidentes gerados pelas futuras construções vizinhas e previamente documentar o estado de edificação, facilitando ao próprio condomínio inspecionar todos os sistemas construtivos após a conclusão das obras vizinhas e assim favorecer a detecção de respingos de tintas até danos estruturais, além de precisar a avaliação dos prejuízos eventualmente sofridos.

    LAUDO DE ACOMPANHAMENTO DE REFORMAS

    Passou a vigorar no último dia 18 de abril de 2014 a NBR-16.280/2014 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) que trata de reformas de edificações, estabelecendo sistema de gestão e requisitos de processos, projetos, execução e segurança de reformas de edificações.

    Toda a reforma de imóvel que altere ou comprometa a segurança da edificação ou de seu entorno precisará ser submetida a apreciação da construtora e/ou incorporadora, bem como dos projetistas, dentro do prazo decadencial, ou seja, a partir do momento de expiração da garantia.

    Findado o prazo de garantia será exigido um laudo técnico assinado por engenheiro ou arquiteto.

    Baseado no parecer emitido por especialista, o Síndico poderá autorizar, autorizar com observações ou impugnar a reforma do condômino, caso o Gestor entenda que, tal obra colocará à edificação em risco.


    
Além destes tipos de consultorias os serviços que executamos na área de avaliações e perícias os seguintes:


  • Perícias e Avaliações Particulares e Judiciais
  • Assistência Técnica Judiciária
  • Ações Dominiais : Reinvidicatória, Manutenção de posse, Divisória, Extinção de condomínio e Desapropriação.
  • Ações Possessórias : Reintegração de posse, Manutenção de posse, Interdito proibitório e Usucapião.
  • Avaliações para consórcios imobiliários
  • Arbitramento de locações ou revisional e arrendamentos
  • Avaliações no âmbito das expropriações por utilidade pública
  • Avaliações no âmbito fiscal
  • Avaliações no âmbito do processo civil
  • Avaliações no âmbito de investimento

  • DE VIZINHANÇA

    » A tomada de decisão ou posição entre alternativas tecnicamente controversas se constitui de recurso eficiente e rápido para a solução de litígios, consoante faculta a lei federal nº 9307 de 24 de setembro de 1996. » Os peritos estão preparados para atuar como mediadores ou árbitros nas questões relacionadas à Engenharia. 



    O crescente número de litígios entre empresas de construção civil e moradores de edificações vizinhas às obras em execução, tem motivado as construtoras mais conceituadas a adotarem medidas preventivas e também uma política de boa vizinhança nos locais de obra.



    » Uma das medidas mais eficientes para resguardar os direitos das empresas é a realização de vistoria “AD PERPETUAM REI MEMORIAM” nos locais de obras, para registrar as características e condições físicas dos imóveis vizinhos. » O laudo de vistoria deve ser realizado por engenheiro gabaritado e respeitado no meio forense, se constitui no meio de prova da maior relevância nos casos de litígios decorrentes da obra, pois contém vasta ilustração fotográfica com forte fundamentação, bem como o competente registro em Oficial de Registro de Títulos e Documentos.



    Conhecida como “AD PERPETUAM REI MEMORIAM” é feita pelas construtoras e incorporadoras nos locais de futuras obras, para registrar as características e condições físicas dos imóveis vizinhos.



    INSPEÇÃO PREDIAL

    » Após a insistência e a grande visão técnica do grande mestre renomado engenheiro Tito Lívio Ferreira Gomide, ex-presidente do IBAPE/SP se criou a norma técnica de Inspeção Predial do IBAPE/SP, onde se faz uma vistoria da edificação para avaliar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, visando orientar a manutenção predial. Trata-se do “ckeck-up” da edificação com o diagnóstico e as orientações básicas do tratamento de suas patologias construtivas e funcionais.

    » O laudo de Inspeção Predial contém tópicos com a descrição minuciosa do imóvel, sua documentação, informações dos usuários, relação de anomalias construtivas e respectiva classificação quanto ao grau de risco, As orientações técnicas e respectivas prioridades de serviços para a boa manutenção predial também figuram no laudo.

    » A Inspeção Predial é o primeiro passo para solucionar os defeitos que ameaçam a saúde e ofereçam perigo aos moradores, ou os vícios que provocam a deterioração da edificação, e ainda os danos que comprometem a estética e a segurança, em atendimento à NBR 5674 da ABNT.

    » a Inspeção Predial é uma medida imprescindível à prevenção de acidentes e ao planejamento da manutenção, a Inspeção Predial, preserva a garantia, reduz o prêmio do seguro, serve de instrumento na transação comercial e provoca a valorização imobiliária.

    É feita na edificação para avaliar suas condições técnicas, funcionais e de conservação, visando orientar a manutenção predial. Trata-se do “ckeck-up” da edificação com o diagnóstico e as orientações básicas do tratamento de suas patologias construtivas e funcionais.

    LOCATIVA

    » Serve para se determinar as características, condições técnicas e estado de conservação do imóvel, quando da entrega do mesmo ao inquilino, é medida fundamental para se apurar eventuais desvios no uso e estado do imóvel no decorrer da locação. » Pode servir de referência para a elaboração do orçamento dos reparos decorrentes dos eventuais danos decorrentes da locação, ou então como prova técnica nas ações judiciais indenizatórias.

    » É aconselhável que o laudo seja juntado como anexo ao contrato de locação, para pleno conhecimento das partes contratantes quanto às reais condições do imóvel.

    É feita para determinar as características, condições técnicas e estado de conservação do imóvel, quando da entrega do mesmo ao inquilino, é medida fundamental para se apurar eventuais desvios no uso e estado do imóvel no decorrer da locação.

    DE ACOMPANHAMENTO DE OBRA

    A fase mais complexa e longa é a da execução de obra, pois envolve mão-de-obra, matéria-prima e os métodos construtivos, exigindo desta forma, três (3) tipos de controle para garantir a qualidade desejada e imprescindíveis para garantir a qualidade da obra, que requer registro minucioso dessas atividades. Os três (3) tipos de controles são os seguintes:

  • Mão-de-obra, através de informações, experiência e motivação.
  • Material, através de ensaios, normas e edificações.
  • Procedimentos, através de manual de qualidade.


  • A fase mais complexa e longa é a da execução de obra, pois envolve mão-de-obra, matéria-prima e os métodos construtivos, exigindo desta forma, três tipos de controle (mão-de-obra/material/procedimentos) para garantir a qualidade desejada e imprescindíveis para garantir a qualidade da obra, que requer registro minucioso dessas atividades.

    DE CONCLUSÃO DE OBRA

    » Segundo o Código do Consumidor o construtor tem obrigação de prestar informação adequada e clara sobre os seus produtos e de garantir padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho, em atendimento as normas da ABNT e CONMETRO. Após o término da obra é fundamental a realização de uma vistoria final para consignar as condições técnicas de toda a edificação e respectivos equipamentos, visando a preparação de um laudo que,juntamente com o manual de uso e o certificado de entrega de obra, faz parte integrante da documentação de conclusão de obra a ser fornecida ao proprietário, consoante recomendações das NBR 14.037 e NBR 5671 da ABNT.

    Segundo o Código do Consumidor o construtor tem obrigação de prestar informação adequada e clara sobre os seus produtos e de garantir padrões adequados de qualidade, segurança, durabilidade e desempenho, em atendimento as normas vigentes, motivo pelo qual é feita esta vistoria.


    PROSPECÇAO

    Grandes empresas e fundos de investimentos recorrem a nossa empresa para que possamos otimizar o resultado de seus investimentos através de um estudo detalhado do mercado imobiliário, pois nossa equipe técnica é formada por engenheiros pós-graduados e ao mesmo tempo possuem diploma de Titulo de Transação Imobiliária (TTI – CRECI).

    Grandes empresas e fundos de investimentos recorrem a nossa empresa para que possamos otimizar o resultado de seus investimentos através de um estudo detalhado do mercado imobiliário, pois nossa equipe técnica é formada por engenheiros pós-graduados e ao mesmo tempo possuem diploma de Titulo de Transação Imobiliária (TTI – CRECI).

    MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM


    A crise do judiciário existente no Brasil devido ao excesso de demanda em detrimento da estrutura judiciária disponibilizada resulta no trâmite processual moroso e ineficaz o que acarreta a insatisfação dos seus usuários.
    Diante deste fato surgiu a demanda pelos métodos alternativos de resolução de disputas, a Mediação e a Arbitragem.
    Estes métodos são desenvolvidos pela Câmara de Arbitragem da APPJ – Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais, que conta com a parceria do corpo Técnico da MGPENG

    O QUE É MEDIAÇÃO?

    Atuamos como árbitros/mediadores dentro da Lei No 9.307 de 23 de setembro de 1996 – Mediação e Arbitragem, utilizando-se das técnicas de Mediação e Arbitragem para a solução de conflitos. Fornecemos Assessoria Técnica a Advogados para que, verificado sua viabilidade, se possa iniciar um processo judicial com um Parecer Técnico que dê o embasamento adequado à sua Ação.

    Mediação é um método alternativo de solução de controvérsias em que uma terceira pessoa (no caso o mediador), analisa as informações fornecidas pelas partes e procede à mediação e as negociações até que consigam chegar a um acordo. Este método de solução de conflitos está definido pela Lei N° 9.307/96.

    A Mediação pode ser aplicada em todo e qualquer contexto de controvérsia e se trata de um processo confidencial e voluntário, em que a responsabilidade pela elaboração das decisões cabe às partes envolvidas, auxiliadas pelo mediador. O mediador deve ser uma pessoa competente, com integridade e credibilidade para a decisão imparcial da controvérsia.

    A Mediação se inicia com uma reunião de apresentação, onde são esclarecidos os procedimentos, regras e objetivos do processo, a atuação do mediador, a conduta esperada das partes e os efeitos do acordo. Após reuniões conjuntas entre as partes e o mediador, e pelas análises do mediador se estabelece a solução para o conflito e são formalizados responsabilidades e direitos de cada uma das partes.

    A Câmara de Arbitragem da APPJ – Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais, em parceria com a R.H. Imamura Peritos Consultores iniciará um processo e, após a reunião inicial e coleta de informações e documentos, irá agendar um dia para uma audiência entre as duas partes com um mediador, enviando uma carta de citação para as partes e solicitando a presença no dia da audiência para resolver o conflito existente. Assim, a Mediação é um procedimento simplificado com custos bem inferiores ao do Poder Judiciário. É um processo bastante rápido (a audiência é marcada para aproximadamente 15 dias após a abertura do processo) e as partes, de comum acordo, chegam ao resultado almejado com auxílio do mediador.

    O QUE É ARBITRAGEM?

    A Arbitragem é um método extrajudicial de solução de controvérsias, onde as partes elegem um (ou mais) Árbitro(s) para solucionar o conflito existente. Esse método de solução de conflitos está definido pela Lei N° 9.307/96 e a decisão do(s) árbitro(s) é obrigatória, tem de ser cumprida, assim como no Poder Judiciário.

    O processo arbitral é mais complexo que a Mediação e a Conciliação, mas é bem mais simples, bem mais barato e decidido em um prazo bem menor do que em um Processo Judicial. Por força de Lei, a decisão deve sair em no máximo seis meses do início do processo, e a decisão arbitral tem valor de sentença.

    Para o processo arbitral as partes, de comum acordo, as partes podem escolher o procedimento que melhor desejam para o processo e inserem no Contrato uma Cláusula arbitral. Nesta Cláusula, estabelece-se que qualquer conflito ou qualquer divergência de interpretação será resolvido por arbitragem da A Câmara de Arbitragem da APPJ – Associação Paramaçônica de Peritos Judiciais, em parceria com a MGPENG.

    PERÍCIAS JUDICIAIS E EXTRA-JUDICIAIS

    » É o trabalho para a apuração das causas que motivaram determinado evento ou asserção de direitos, onde se constitui uma tarefa que requer profundos conhecimentos técnicos, experiência e talento, para que o laudo ou parecer contenha a clareza, objetividade e fundamentação indispensáveis para abonar as conclusões e respostas aos quesitos de conclusão.

    » Os profissionais podem trabalhar em diversas áreas de Engenharia, destacando-se as seguintes:

  • • Edificações e obras
  • • Meio Ambiente
  • • Veículos Automotores
  • • Informática
  • • Máquinas, Equipamentos e Elevadores
  • • Instalações Elétricas e Hidráulicas
  • • Marcas e Patentes

  • São feitas para a apuração das causas que motivaram determinado evento ou asserção de direitos, onde se constitui uma tarefa que requer profundos conhecimentos técnicos, experiência e talento, para que o laudo ou parecer contenha a clareza, objetividade e fundamentação indispensáveis para abonar as conclusões e respostas aos quesitos de conclusão.

    IMPAIRMENT

    As alterações, definidas pela Lei nº 11.638/07, abrangem, ao contrário do que muitos pensam, todas as empresas e não apenas aquelas consideradas de grande porte. Isso ocorre porque as mudanças foram ratificadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, que é o órgão responsável pelas normas contábeis em vigor no país. Desta forma os pronunciamentos técnicos emitidos pelo CPC, com vistas à uniformização das normas contábeis ao padrão internacional, tem-se transformado em Resoluções do CFC, criando novas ou alterando as atuais Normas Brasileiras de Contabilidade.



    Impairment é uma palavra em inglês que significa, em sua tradução literal, deterioração. Tecnicamente trata-se da redução do valor recuperável de um bem ativo. Na prática, quer dizer que as companhias terão que avaliar, periodicamente, os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço. Cada vez que se verificar que um ativo esteja avaliado por valor não recuperável no futuro, ou seja, toda vez que houver uma projeção de geração de caixa em valor inferior ao montante pelo qual o ativo está registrado, a companhia terá que fazer a baixa contábil da diferença. 



    Através da Resolução CFC 1.110/07, foi aprovada a NBC T 19.10 que trata da Redução ao Valor Recuperável de Ativos. Esta Norma é de natureza geral e se aplica a todos os ativos relevantes relacionados às atividades industriais, comerciais, agropecuárias, minerais, financeiras, de serviços e outras. Estende-se aos ativos dos balanços utilizados para equivalência patrimonial e consolidação. 



    A norma contábil ainda menciona que a entidade deve avaliar, no mínimo ao fim de cada exercício social, se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização. Desta forma, se houver alguma indicação, a entidade deve estimar o valor recuperável do ativo. Este ajuste, com certeza irá alterar os dados dos balanços publicados ou emitidos pelas empresas, mas em contrapartida, contribui para a melhoria das políticas contábeis e aumenta a transparência dos demonstrativos, dando muito mais segurança aos investidores estrangeiros que terão acesso à novas oportunidades de investimento.






    R. Coronel Oscar Porto 597 - CEP: 04003-002 - Paraíso/SP - Fone: (11) 3885 9127