METÓDOS DE AVALIAÇÃO

METODOLOGIA SEGUNDO O IBAPE
Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias


Método comparativo direto de dados de mercado: Analisa elementos semelhantes ou assemelhados, com objetivo de encontrar a tendência de formação de preços.

Método Evolutivo: Método analítico que consiste em partir do valor do terreno, somá-lo ao valor da construção com custos diretos e indiretos e acrescentar ao total os custos financeiros, despesas de vendas e lucro do empreendedor, que devem ser contemplados no mercado por meio do cálculo do fator de comercialização.

Método da capitação da renda: Utilizando nas avaliações de empreendimentos de base imobiliária (hotéis, shopping centers e outros), também pode ser utilizado na determinação do valor de mercado, onde não existam condições da aplicação do método comparativo ou evolutivo, ou alternadamente, quando a finalidade da avaliação seja a identificação do valor econômico.

Método involutivo: Deve ser empregado quando não houver mínimas condições de utilização do método comparativo direto. Trata-se de um critério indireto de valorização que indica a viabilidade de incorporação de uma gleba ou terreno de grandes dimensões para transformá-los em outro empreendimento.

Método do custo: Utilizado para a apuração do valor das benfeitorias no método evolutivo, ou quando a finalidade da avaliação for a identificação do custo.



METODOLOGIA SEGUNDO A CAJUFA
Centro de Apoio aos Juízes da Fazenda Pública

Método comparativo direto: É aquele em que o valor do imóvel é obtido por meio da comparação de dados de mercado relativos a outros imóveis de características semelhanças As discrepâncias observadas nas características dos imóveis deverão ser ponderadas através de fatores de homogeneização.

Método da composição: É aquele em que o valor do imóvel é obtido pela soma do valor do terreno com o valor das edificações e benfeitorias existentes.

Método Residual: É aquele em que o valor do terreno é definido pela diferença entre o valor total do imóvel e o valor das edificações e benfeitorias existentes. O valor das edificações deverá ser determinado de acordo com o estudo “Edificações Valores de Venda” vigente, elaborado por Comissão de Peritos das DD. Varas da Fazenda Pública da Capital – CAJUFA.










R. Coronel Oscar Porto 597 - CEP: 04003-002 - Paraíso/SP - Fone: (11) 3885 9127